Ao Encontro da Semente 2006
Sesimbra, a 21 e 22 de Outubro de 2006PROGRAMA
As actividades decorrem em dois locais distintos: (a) Auditório Conde de Ferreira e (f) Fortaleza de Santiago
Sábado - 21 de Outubro
Domingo - 22 de Outubro
*OFICINAS PRÁTICAS - PRODUÇÃO LOCAL DE SEMENTES (com inscrição paga - 12,50?)
- Colheita. Extracção pelos métodos húmido e seco - José Miguel A. Fonseca
- Selecção e conservação de sementes - Ricardo Carvalho Paredes
- Caracterização de variedades e condicionantes botânicos - Jorge Conceição Ferreira
As palestras e o debate são moderados por José Brandão Pedro. A entrada para as palestras, exposição e animação é gratuita, embora de inscrição obrigatória.
(1) - Preço por refeição - 10 Euros (Em restaurantes locais contratados para o evento)
Para mais informações:
José Miguel Fonseca, Quinta do Olival, Aguda, 3260 Figueiró dos Vinhos, tel. 236 622 218
ou
Graça C. Ribeiro, Tv. do Convento de Jesus, nº 47 2º, 1200-125 Lisboa, tel. 213 908 784, tm. 914 909 334 gcaldeiraribeiro@gmail.com
PORQUÊ UM ENCONTRO DE SEMENTES?
O "Ao Encontro da Semente" tem por intenção reunir anualmente uma mostra do património agrícola e da grandeza da biodiversidade vegetal do nosso país. É o local apropriado ao encontro dos nossos hortelões, agricultores e todos aqueles que têm paixão pelo trabalho da terra; aí têm uma soberana oportunidade para mostrar, trocar e falar sobre as respectivas sementes.
O Encontro pretende também contribuir para a independência dos agricultores, através da sua participação em oficinas que ensinam a recolha de sementes de forma a completar o ciclo da cultura, em particular de variedades locais em perigo de desaparecimento, evitando-se assim a extinção da nossa herança agrícola.
È também finalidade deste Encontro divulgar os resultados do levantamento antecipado do património vegetal cultivado, neste caso da Península de Setúbal. Esta recolha tem como propósito estimular a continuidade do uso destas variedades, tirando partido das suas características, nomeadamente, a rusticidade em termos de adaptação ao clima, solos e necessidades hídricas, assim como promover as qualidades gastronómicas junto das populações.
A tendência para a perda da biodiversidade agrícola pode ser diminuída, ou mesmo invertida, se tomarmos consciência da presente necessidade de preservar para as futuras gerações o que nos foi legado pelas anteriores. Felizmente ainda temos algo para proteger!
A Associação Colher para Semear tem por objectivo fomentar o uso dos legumes, frutos e plantas em geral, esquecidos ou marginalizados, enriquecendo deste modo a nossa dieta alimentar. Para conseguir este propósito a Associação tem trabalhado junto dos agricultores, incentivando e esclarecendo acerca dos benefícios e da importância das culturas tradicionais nos seus locais de origem, e disponibilizando sementes adaptadas.
O sucesso desta iniciativa tem-nos entusiasmado e dado força para continuar o trabalho iniciado há uns anos atrás. Sentimos a responsabilidade de manter o actual património de legumes, frutas, cereais e plantas aromáticas e silvestres, de uma forma simples e eficaz. Este objectivo será facilitado se no final deste encontro pudermos contar com mais membros entusiastas e activos.
<< Página inicial